Campanha Defenda-se leva aos Colégios Maristas formação sobre ambientes seguros

1 de maio de 2019

Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com a Rede Marista de Colégios, realizou uma série de formações sobre a importância da educação em sexualidade na escola como uma das estratégias essenciais para o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. O projeto foi apresentado nos 17 colégios da Província Marista Brasil Centro-Sul, além de 11 escolas sociais da Rede Marista de Solidariedade, impactando um público aproximado de 1387 profissionais.

Levando em conta a complexidade do tema e a baixa oferta de materiais de qualidade, o Centro de Defesa também estabeleceu uma parceria com a Editora FTD com o objetivo de desenvolver duas publicações paradidáticas, que orientam o educador em sua prática pedagógica. Mina e Suas Luzinhas, indicado para educandos do 4º Ano, e Um Bairro Contra o Silêncio, para o 7º ano, são acompanhadas de um Guia para o Professor, com conteúdos complementares e sugestões de atividade. É a partir destes materiais que a promoção dos direitos humanos se insere nos currículos para as infâncias e juventudes com ênfase na autoproteção e em ambientes mais seguros e amigáveis para os educandos maristas.

Segundo Danielle Barriquello, assessora da Rede Marista de Colégio, “a adoção dos livros paradidáticos contribuiu para a criação de situações de aprendizagem que colocam em evidência formas de preservação da integridade física, emocional e relacional dos estudantes do Ensino Fundamental. Sensibilizar,  esclarecer posicionamentos e dar apoio aos educadores para a mobilização de ações de promoção e defesa de direitos de crianças e jovens foi a grande conquista desta formação, pois os  educadores sentiram-se ainda mais promotores da vida de quem precisa da escuta de um adulto para ter voz e  sentir-se protegido e fortalecido para defender-se de toda e qualquer forma de violência.”

Para Viviane Silva, gerente da Diretoria Executiva de Assistência Social, “as formações sobre a Campanha Defenda-se, realizadas pelo Centro Marista de Defesa da Infância, fortaleceram o trabalho que é realizado pelas unidades sociais do Grupo Marista em relação à proteção, à promoção e à defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. É fundamental que nossas crianças e adolescentes se sintam empoderados (as) de seus direitos, e a campanha Defenda-se, neste sentido, é estratégica e educativa que se faz presente no currículo das unidades. Acreditamos que, com as unidades e a rede socioassistencial fortalecidas, nossos educandos e educandas estarão mais seguros para viverem a plenitude de suas infâncias e adolescências”.