Centro de Defesa lança projeto Brincadiquê? em Cezarina (GO)

5 de novembro de 2015

 

Cezarina_Aquarela_1º-seminário-aberto-5No dia 3 de novembro, o município de Cezarina, no estado de Goiás, recebeu o 1º seminário aberto para o lançamento do projeto Aquarela. O novo projeto é uma parceria da Rede Marista de Solidariedade com o Instituto InterCement, e tem como objetivo promover formação para profissionais que atuam com o público de 0 a 5 anos sobre os temas da educação infantil para qualificação do atendimento nas unidades municipais de            ensino            do            município. Participaram do lançamento cerca de 60 profissionais das áreas da educação,  promoção social e da sociedade civil.

O dia começou com as boas vindas da secretária de educação Ana Paula Franco que acolheu a todos apresentando a parceria do município com o Instituto InterCement e com a Rede Marista de Solidariedade. O momento contou ainda com a presença do prefeito João Gladston de Paula Reis, o João do Queijo, que falou da importância das parcerias na realização de projetos, sobretudo o Aquarela, que vem para melhorar a qualidade de vida na primeira infância.

Jordânia Furbino, Analista de Investimento Social do Instituto InterCement, afirmou que “o diálogo entre os diversos atores nos permite alinhar o investimento social privado às demandas do município, de forma a contribuir para o desenvolvimento comunitário. Este projeto é resultado de uma construção coletiva e reforça a parceria do Instituto InterCement com o município”.

O projeto é uma iniciativa que responde à uma demanda do município, apresentada ao Instituto InterCement pelos integrantes do Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC), que é um grupo composto por representantes do poder público, sociedade civil e empresa. “A construção do projeto iniciou na Semana do Bebê, em que o grupo do CDC se dividiu em 3 grupos menores para pensar nas necessidades locais, e os 3 trouxeram a questão da educação infantil, com isso, refletimos que trabalhando em busca da melhor qualidade em educação, as ações repercutirão nas outras áreas. Esse foi o primeiro projeto que criamos coletivamente entre as diferentes áreas em Cezarina, o que nos trouxe uma nova forma de trabalhar pensando juntos”, conta Itânia Maria da Silva, coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e membro do CDC local.

A Coordenadora do projeto e representante da Rede Marista de Solidariedade, Sheila Pomilho, destaca a importância do tema, “a proposta do projeto é uma excelente iniciativa para o reconhecimento da Educação Infantil e para o trabalho docente, pois temos uma demanda importantíssima para responder com o projeto Aquarela, que é a de qualificar os profissionais que atenderão 270 crianças de 0 a 5 anos no município. O Aquarela considerou todas a temáticas apontadas pelos atores locais, para que possamos aprofundar temas relevantes para a qualificação da Educação Infantil do município”, afirma.

Com a temática “o brincar e as brincadeiras cantadas”, o arte educador Leandro Medina conduziu a formação brincante, fazendo um resgate das brincadeiras cantadas regionais brasileiras com os participantes, que puderam mergulhar nas práticas e reviver a própria infância. A participante Leda Bianca José da Silva Araújo, da Secretaria Municipal de Educação, acredita que “o projeto é ideal para a educação infantil, pois faz um resgate da socialização, o que vem a favorecer a interação entre a família e criança”. As formações do projeto acontecerão a partir de fevereiro de 2016, e contarão com 5 seminários, em que participarão 30 profissionais ao longo do ano de 2015.