Centro de Defesa participa de Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente no Paraná

3 de dezembro de 2018

O Centro Marista de Defesa da Infância foi convidado a participar neste mês de novembro das Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente das cidades de Curitiba, Londrina e Arapongas. Além de contribuir tecnicamente com as discussões, também assessorou os municípios com metodologias inovadoras de participação e na organização dos eventos. A equipe do Centro de Defesa também contou com o apoio do setor de Identidade e Missão da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência”, as Conferências são espaços conjuntos de participação com poder de decisão, que sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, avalia a realidade da infância e adolescência nos Municípios, define direção para a política de atenção e garantia de direitos para crianças e adolescentes.

Durante os dias de Conferência, os participantes tiveram o desafio de eleger propostas para os municípios, divididas em 5 Eixos Temáticos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social, Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

ARAPONGAS

A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapongas foi realizada entre os dias 13 e 14 de novembro, nas dependências da Guarda Mirim da cidade. Na ocasião, Débora Reis, analista de orçamento público do Centro de Defesa, fez uma palestra magna sobre o Eixo III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes. O evento contou ainda com apresentações culturais da adolescente Bianca Utida de Quadros e da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos.

CURITIBA

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba foi realizada entre os dias 21 e 22 de novembro, no Campus Ecoville da Universidade Positivo. Assim como em Arapongas, Débora Reis, analista de orçamento público do Centro de Defesa, também proferiu uma palestra sobre o Eixo III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes.

LONDRINA

Realizada na última semana (29 e 30/11) a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina foi realizada na sede da EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina e contou com apresentações artísticas da Banda Marcial da Guarda Mirim de Londrina, da Turma de Circo e Curso Técnico em Artes Circenses, ambas do Centro Social Marista Irmão Acácio, além de uma palestra do cientista político vencedor do prêmio “Cidades de Aprendizagem” da UNESCO, Rudá Ricci. Na ocasião, Vinícius Gallon e Débora Reis, do Centro de Defesa, e Ana Carolina Dias, do setor de Identidade e Missão, contribuíram previamente e também durante a conferência com metodologias participativas e com a educobertura do evento, juntamente com adolescentes da própria Epesmel.

Conferência 1 Conferência 2 Conferência 3 Conferência 4 Conferência 5 Conferência 6