Estudo sobre Obesidade Infantil é apresentado durante o II Congresso Internacional Ibero-americano de Bioética da PUCPR

29 de junho de 2018

36397357_10216283580793017_523758153507012608_nO Centro Marista de Defesa da Infância e o Programa de Pós-Graduação em Bioética lançaram nesta quinta-feira (28) durante o II Congresso Internacional Ibero-Americano de Bioética e VIII Congresso de Humanização e Bioética, realizado na PUCPR, o Informe Temático “Obesidade Infantil: Questões Preliminares de um Problema de Saúde Pública”.

A publicação, que faz parte da série de informes lançados pela plataforma CADÊ Paraná, traz questões relevantes para a defesa do direito humano à alimentação adequada e para a construção de políticas públicas que respondam ao problema da obesidade e da situação nutricional das crianças com soluções eficazes, sustentáveis e éticas.

Pesquisa e prática

A realização do informe foi possível em virtude de uma parceria entre o Centro de Defesa e o programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR. Isso porque a Rede Marista de Solidariedade dispõe de um Edital Social que apoia financeira e tecnicamente projetos de pesquisa de natureza acadêmica cujo foco seja a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A pesquisa contemplada na edição de 2017 “Vulnerabilidade da infância frente ao excesso de peso: responsabilidades e direitos, foi desenvolvida pela mestranda Carolina Bulgacov Dratch sob orientação da professora Caroline Rosaneli. A partir dos dados disponibilizados no CADÊ Paraná, a pesquisa pode auxiliar no informe e em outros artigos científicos em defesa da infância.

A ampla divulgação deste Informe contribuirá para as análises das políticas em desenvolvimento no Estado do Paraná com foco na infância.

Leia o informe aqui.

Leia também o artigo da professora que orientou a pesquisa, Caroline Rosaneli, publicado ontem na Gazeta do Povo.