Projeto de formação sobre o brincar em escolas públicas realiza seminário gratuito em Cezarina

9 de novembro de 2016

aquarela_4o-seminarioA Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com o Instituto InterCement, encerra no dia 10 de novembro as atividades  do projeto Aquarela, em Cezarina (GO). Para marcar o encerramento, será realizado o 2° seminário aberto, que tem em sua programação uma formação sobre o direito ao brincar e a natureza, mediada pelo artista plástico e filósofo das infâncias Gandhy Piorski. O seminário será realizado no Centro de Ensino Superior de Cezarina, das 8h às 17h.

Durante o seminário serão abordadas temáticas específicas como: “As relações construídas pelas crianças através da interação com os materiais naturais, os espaços e os territórios”, e, “A poesia estética nas produções infantis com o uso de materiais naturais, materiais reutilizáveis e elementos da natureza nas brincadeiras”.

A gerente do Centro Marista de Defesa da Infância, Bárbara Pimpão, destaca que esse é um momento de celebração em que os profissionais participantes do projeto assumiram o compromisso de serem multiplicadores das experiências e estudos desenvolvidos neste percurso.

“O projeto estabeleceu em conjunto com os participantes um calendário municipal com ações para defesa do direito ao brincar e uma matriz de avaliação para saber se as ações tiveram impacto ao mesmo tempo que qualificam o atendimento da educação infantil, e um plano de comunicação para sensibilizar a população de Cezarina para os temas do projeto e assim darem continuidade nas ações desenvolvidas e definidas para o próximo ano”, conta Bárbara.

De acordo com Ana Paula Ferreira Franco Vieira, da Secretaria Municipal de Educação de Cezarina, a parceria foi uma oportunidade de aprimoramento para atender cada vez melhor a primeira etapa da Educação Básica. “Como costumamos dizer entre nós, professores, a Educação Infantil é o “alicerce” para todas as outras etapas”.

Resultados do projeto em Cezarina

De novembro de 2015 a novembro de 2016, o projeto realizou cinco seminários formativos trazendo temáticas relativas à Educação Infantil, aos Direitos da Crianças e ao brincar, com diversos especialistas. Todos os educadores da Educação Infantil do município participaram das atividades oferecidas pelo projeto, que envolveu ainda outros cinco profissionais da área de Assistência Social. Um grupo de trabalho foi formado a partir do projeto, para planejar e discutir a sustentabilidade das ações. Este grupo elaborou propostas para subsidiar a continuidade das ações em 2017.

Outro ganho para a cidade proporcionado pelo projeto foi a confecção de cerca de 800 brinquedos durante os seminários e atividades de multiplicação com os profissionais. Estes brinquedos estão e continuarão sendo utilizados pelas 270 crianças matriculadas na Educação Infantil do município.

O projeto contribui ainda com a elaboração de cinco projetos pedagógicos e com a releitura e inserção do brincar em três Projetos Políticos Pedagógicos, documentos norteadores da prática educativa nas unidades educacionais.


Serviço:

2° seminário aberto e o encerramento do projeto Aquarela

Data: 10 de novembro de 2016

Horário: das 8h às 11h e das 13h às 17h

Local: Polo Centro de Ensino Superior de Cezarina – UAB

Endereço: Rua Rui Barbosa nº 159, Centro – Cezarina/GO