Publicações

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    COMENTÁRIO GERAL N. 19 SOBRE A ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS PÚBLICOS PARA TORNAR EFETIVOS OS DIREITOS DA CRIANÇA [ARTIGO 4]

    COMITÊ SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA | CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA.
    Esta tradução não é uma tradução oficial das Nações Unidas. A tradução foi realizada pelo Centro Marista de Defesa da Infância/Rede Marista de Solidariedade, com gentil permissão das Nações Unidas, editora do texto original em inglês. O Centro Marista de Defesa da Infância/Rede Marista de Solidariedade é o único
    responsável pela exatidão da tradução.
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    Obesidade infantil: questões preliminares de um problema de saúde pública

    Informe Temático Volume 1 (2) | Junho de 2018
    A publicação marca o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, assinalado todos os anos no dia 3 de junho, e traz questões relevantes para a defesa do direito humano à alimentação adequada e para a construção de políticas públicas que respondam ao problema da obesidade e da situação nutricional das crianças com soluções eficazes e sustentáveis.
  • forum

    Relatório de Análise do Orçamento Público e Adolescente

    Análise da Execução Orçamentária Estadual destinada exclusivamente à infância e à adolescência de 2014 até o primeiro semestre de 2017.
    Este relatório apresenta uma análise desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância, em parceria com o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA/PR),sobre a execução do orçamento público destinado à infância e à adolescência no Estado do Paraná.
  • RMS_Obesidade_Infantil_cards

    Investimento Público na infância e adolescência: desafios para uma gestão inclusiva

    Informe Temático Vol. 1(1)|Março 2018
    Reflexão sobre orçamentos públicos destinados a crianças e adolescentes e sua efetividade. Recorre às orientações do Comentário Geral 19 do Comitê dos Direitos da Criança e a avaliações sobre o orçamento criança no PR. Assume de início que a efetivação dos direitos humanos dessa população depende do quanto e como os governos investem nesta população, e que assegurar que esta população seja prioridade no investimento público é a oportunidade de garantia de direitos, crescimento e sociedades mais justas e sustentáveis.
  • AF_RMS_post_3_Seminario_CEDIN

    Roteiro para a incidência política em prol do investimento na Infância

    A metodologia “hoja de ruta hacia la incidencia para la inversión en la infância”, proposta por Jorge Oroza, inspirada na proposta de monitoramento da organização Save The Childeren, cujo enfoque é definir etapas de ações de incidência política da sociedade civil em prol do investimento público na infância. Trata-se de um percurso de referência que as organizações ou coletivos podem considerar para alcançar um maior investimento na infância, de maneira sustentável, e que se traduz em garantia dos direitos das crianças e mudanças sociais efetivas.
  • AF_RMS_post_2_Seminario_CEDIN

    Estimativa das Políticas Públicas e a Brecha de Investimento na Infância: Full Derechos

    A metodologia “Full Derechos”, desenvolvida por Jorge Oroza, baseia-se em conceito que procura não só conhecer quanto o Estado destina à infância em seus orçamentos públicos, como também identificar o adequado investimento para se implementar determinado projeto de política pública. Utiliza como ferramenta simulador de programa informático que permite definir múltiplos cenários, realizar análises e desenhar planos de investimentos e de implementação e, ainda, estimar o custo do resultado e das estratégias definidas.

  • foto

    Territoriar: Registro Fotográfico

    Por meio de fotografias, imagens e relatos dos participantes e dos espaços ressignificados, neste percurso são apresentados alguns dos resultados alcançados nesta trajetória em que educadores, educandos, gestores e demais agentes do Sistema de Garantia dos Direitos se encontram para fortalecer a identidade das comunidades escolares, assim como de seus agentes, por meio do reconhecimento de seus espaços de aprendizagem e das potencialidades de cada território educativo.
  • percurso formativo

    Territoriar: Relatório de Percurso Formativo

    Nesta publicação são apresentados alguns dos resultados alcançados nesta trajetória em que educadores, educandos, gestores e demais agentes do Sistema de garantia dos Direitos se encontram para fortalecer a identidade das comunidades escolares, assim como de seus agentes, e ressignificar seus espaços para defesa do direito à educação de crianças brasileiras.
  • capa guia de fontes

    Fontes sobre a Infância

    Guia com o levantamento dos organismos públicos e privados que produzem informações referentes a crianças e adolescentes, contendo os objetivos, a metodologia da coleta, os tipos de informação disponíveis e a forma de acessá-las.
  • CAPA_FRENTE E VERSO_aprovada_grafica_060913

    Infância, Adolescência e Direitos: Enfrentamento à Violência Sexual em Foz do Iguaçu

    A obra representa a continuidade da implementação de um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente baseado em dados. Produzido com a participação de diferentes organizações, este livro visa apresentar um panorama local sobre o enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em Foz do Iguaçu.
  • fundamental

    Infância, adolescência e Direitos: Ensino Fundamental em Curitiba

    A publicação representa a continuidade da implementação de um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente baseado em dados. Este relatório traz um panorama local sobre a educação, com dados e análises que buscam subsidiar a construção de uma agenda política focada no tema.
  • Infância, adolescência e direitos - livro de dados do Paraná

    Infância, adolescência e direitos – Livro de dados do Paraná

    A publicação representa a continuidade da implementação de um sistema de monitoramento dos direitos da criança e do adolescente baseado em dados. Desenvolvido com o apoio do Instituto HSBC Solidariedade e com a participação das organizações integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná.
  • Tecendo Redes

    Tecendo Redes

    A obra apresenta a sistematização do desenvolvimento de processos de sensibilização junto aos atores do Sistema de Garantia dos Direitos. O objetivo é aperfeiçoar a operacionalização das redes municipais de proteção e atendimento à infância e à adolescência no Paraná.
  • Brincadiquê - Pelo Direito ao Brincar

    Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar

    Publicação com temas que tratam da promoção do direito ao brincar nos diferentes territórios onde as crianças narram suas experiências.

    Material disponibilizado apenas para os participantes do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar.
  • Brincadiquê - Pelo Direito ao Brincar na Escola

    Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola

    A publicação reúne artigos sobre a promoção do Direito ao Brincar, apresentando e refletindo a importância das linguagens matemática, oral e escrita para o fortalecimento da educação de qualidade.

    Material disponibilizado apenas para os participantes do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar.