Quem Somos

Centro Marista de Defesa da Infância

Criado em 2010, o Centro Marista de Defesa da Infância é uma iniciativa da Rede Marista de Solidariedade na luta pela defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens do Paraná. Por meio de sua atuação no Sistema de Garantia de Direitos, contribui para que crianças e jovens tenham seus direitos reivindicados com prioridade absoluta, conforme determina a Convenção Internacional Sobre os Direitos da Criança, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Nessa perspectiva, o Centro de Defesa, por meio do monitoramento de dados, da análise do orçamento público e do assessoramento a outras instituições, promove a defesa dos direitos das infâncias e das adolescências e juventudes, desenvolvendo ações educativas, informativas ou de incidência política. As iniciativas visam ao enfrentamento das desigualdades no acesso aos serviços e equipamentos públicos; ampliação dos espaços de planejamento participativo, democratização das decisões sobre os investimentos realizados; e a qualificação profissional de educadores e agentes do SGD, com base em um currículo com enfoque em direitos.

Ao realizar esse trabalho, o Centro Marista de Defesa da Infância busca ampliar a visibilidade acerca dos direitos infantojuvenis com ações de articulação e comunicação, para estimular o debate e a construção de planos de incidência nas esferas estadual e municipal, subsidiando a tomada de decisão baseada em dados. Nessa perspectiva, contribui para que as infâncias, adolescências e juventudes sejam pauta das políticas públicas, reafirmando nossa fé na capacidade humana de sonhar, de se transcender, de se projetar e de transformar a realidade e os contextos sociais.

Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade atua na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes. Com esse objetivo, realiza o atendimento contínuo a crianças, jovens e famílias, por meio de projetos socioeducativos, desenvolve estratégias de incidência política e fomenta ações de educação à solidariedade em todas as suas frentes de atuação.

A proposta socioeducativa Marista prioriza o desenvolvimento integral, a participação infantil e juvenil e a emancipação dos sujeitos. O forte comprometimento com a transformação social está expresso também na formação contínua de gestores e educadores, na avaliação dos resultados, no trabalho articulado em rede, na sistematização e disseminação do conhecimento.

Dentre as linhas de ação, estão a participação efetiva no controle social e a incidência nas políticas públicas, por meio da representatividade em Conselhos e Fóruns nas áreas do Direito da Criança e do Adolescente, da Educação e da Assistência Social, na busca por transformações significativas e duradouras para as infâncias e juventudes.

O Grupo Marista desenvolve estratégias e posicionamentos em sinergia com a atuação solidária Marista nas Américas e com a Fundação Marista de Solidariedade Internacional (FMSI), que possui status de organização consultiva na Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça, com especial atenção aos direitos da criança e do adolescente.

Por meio de suas 25 Unidades Sociais, a Rede Marista de Solidariedade atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens, de maneira contínua.