Monitoramento

A área de Monitoramento do Centro Marista de Defesa da Infância visa implementar um sistema de monitoramento de direitos de crianças e adolescentes no Paraná e fomentar a cultura de diagnóstico e planejamento. A área subsidia os diversos grupos sociais, tornando possível incidir politicamente nos projetos, programas e/ou serviços de atendimento em curso.

O Centro de Defesa entende o monitoramento social de políticas públicas como um conjunto de iniciativas voltadas ao acompanhamento e controle sistemático das intervenções do Estado, com o objetivo expresso de garantir políticas públicas de enfrentamento das desigualdades no acesso aos serviços e equipamentos públicos; ampliar os espaços de planejamento participativo; democratizar as decisões sobre os investimentos realizados; e verificar a correlação entre o planejamento e a execução.

Por meio da área, o Centro de Defesa desenvolve o projeto Infância, Adolescência e Direitos, dedicado ao levantamento e à análise de dados oficiais disponibilizados pelo governo e o diálogo ampliado com agentes do Sistema de Garantia de Direitos para seleção de temas prioritários a serem aprofundados em Ensaios Temáticos. Todas as informações coletadas ficam disponíveis em uma Plataforma, que facilita a visualização das informações e permite a realização de comparações e cruzamentos de dados.

Infância, Adolescência e Direitos
Plataforma